Pular para o conteúdo principal

Relacionamentos?!

Relacionamentos amorosos são complicados e não são. Ao meu ver, parecem um quebra-cabeça, mas o sentido deles é somar, e não estressar ou ser um peso na vida dos participantes do processo. Com essa minha mania de separar muito as coisas da razão e do coração, achava que o ciúmes era meio sem sentido. Só mentira. Já fui ciumenta, por insegurança. Digo, aquele ciúmes imenso. Fora isso, sempre me achei muito tranquilona.
Até outro dia - quando, num post no facebook fui comentar isso e me falaram "então é porque faltava sentimento". Será?!, me perguntei. Pode ser... Quando tem paixão, a gente sente um ciumezinho. Nem que seja aquela coisinha pequena, mas sente, realmente. Quando passa disso, fica chato, vira prisão, e logo acaba com a paixão do outro, que não consegue nem respirar.
Acho que um lugar como em começo de relacionamentos é o ciúme do passado recente. Ciúmes de ex. Rola uma insegurança da porra, principalmente se @ ex foi uma pessoa importante. Mas, como tudo passa, isso também passa. Afinal, o que importa é o presente.
Relacionamentos se constroem com o tempo, e isso é difícil de compreender e aceitar. Usualmente, a gente espera que um relacionamento venha "pronto", estilo comida congelada. E, se vem faltando um tempero, já mudamos logo de marca, porque essa daí... sei não. Não presta. Tem pessoas que têm características próprias que ajudam na dinâmica, e tem pessoas que não.
Companheirismo, cumplicidade, confiança, amizade, intimidade, frequência,... tudo isso é construído com o tempo e muita conversa. Não tem outro jeito. Claro que pra começar já rola uma afinidade, tesão, um papo que engata direito... mas nada disso significa concretude. Pra durar, pra ter base, só dando tempo ao tempo, e tendo paciência, muita paciência.
Eu, que gosto de ser prática, não gosto de DRs, odeio reclamar, tenho dificuldades enormes em tudo isso. Apesar de me apresentar como um ótimo partido, sei que sou péssima. Pra construir um bom relacionamento, as DRs são necessárias, e eu sempre fugi delas. Não porque eu não goste de conversar, mas porque, muitas das vezes, não levam a lugar algum. Pouca gente tem culhão suficiente pra assumir tudo que tem pra assumir e aí a conversa fluir como deve ser. E, nessas horas, minha paciência e todos os objetos que estiverem por perto perigam ir pelos ares...
Em relacionamentos heterossexuais, espeficamente, as DRs são um saco. Homem tem uma dificuldade da porra de ver a big picture, e aí, é uma bosta.
Como tudo que é feito pra durar, exige muita dedicação e esforço. E sacrifícios. "Sacrifícios". Sempre achei os relacionamentos homossexuais mais tranquilos. Entre mulheres, principalmente. Mulheres sabem conversar, se dedicam normalmente, têm mais boa vontade, têm mais ânimo e disposição pra dividir realmente a vida e se envolverem, de fato. Relacionamentos heterossexuais são complicados. A gente vive numa sociedade muito, muito machista, e isso ainda demora a mudar. São passos lentos.
Boa parte dos homens espera alguma submissão. Submissão pelas escolhas deles, de um modo geral - seja pelos programas de finais de semana, grupo de amigos que vão acompanhar mais, etc. O esforço e dedicação pelo relacionamento, geralmente, são maiores por parte das mulheres. E por que tantas mulheres, até hoje, independente da idade, fingem orgasmo?! Vale a pena pensar nisso, gatinhas.
Mulheres, usualmente, lidam melhor com essas DRs, e os homens são os que fogem, via de regra. Por mais clichê que pareça, e por mais que isso já tenha sido explicado trilhares de vezes, eles nunca se tocam que, enquanto a mulher estiver insistindo pelas tais conversas, é melhor conversar. Quando ela parar, jaz. E aí, é justamente quando o carinha vai estar disposto a falar. Realmente não entendo toda essa complicação... daí porque, pra mim, são simples e complicados. As pessoas gostam de complicar coisas que poderiam ser simples.
É simples valorizar uma pessoa que tá do seu lado enquanto ela estiver do seu lado, baby. Não dói. Eu entendo que tem todo um apelo romântico aquela dor da perda, e ir atrás e tudo mais. Mas, vamos deixar isso pros filmes?! Também acho lindo um drama. Só que as pessoas sofrem. De verdade.
Li hoje um textinho que falava que amar se aprende amando. Penso que é bem por aí mesmo.
Sou da ala que é contra cobranças. Explico: a maior parte das coisas não fazem sentido de serem cobradas. Carinho, atenção, dedicação, companhia. Tudo isso só faz sentido se for espontâneo. Afinal, as pessoas entram num relacionamento amoroso por vontade própria. Ninguém é obrigado. E qual o sentido de estar com alguém que se ama se não pra fazer o outro feliz, e estar feliz? Nessa linha de pensamento, realmente não consigo entender esse tipo de cobrança. Se tem que cobrar alguma dessas coisas, certamente alguma coisa tá errada aí.
Confiança. Ciúmes. Em relacionamentos heterossexuais, rola uma coisa de muitas mulheres terem fama de loucas por causa de ciúmes. Uma fama injusta, devo dizer. Óbvio que existem sim as pessoas  desequilibradas. Notem que eu não destaquei nenhum gênero. O que rola aqui é o seguinte: é comum uma mulher se comprometer e, automaticamente, se comportar como alguém indisponível, e o homem não. Ele pode estar comprometido, mas, de alguma forma, dá trela pra conversinha. Outro dia compartilhei uma imagem no facebook que falava disso. Que não é a mulher que é periguete por estar dando em cima do seu namorado, é o seu namorado que não te respeita e tá dando mole pras outras. Isso faz todo o sentido, e as moças precisam acordar pra isso. A partir do momento que o cara agir como uma pessoa totalmente indisponível, não vai fazer a menor diferença quem vai olhar ou não pra ele. Porque o que faz diferença pra confiança ser construída jamais vai ser a quantidade de pessoas que dá ou não em cima de um dos dois, mas como os dois reagem a isso. Não são os carinhas que respeitam mais ou menos mulher comprometida, e nós sabemos disso. A gente sabe dos amigos do namorado que, do lado do nosso namorado, dão aquela sacada nojenta na gente, que dá vontade de vomitar. Mas, como existe toda uma herança machista em que, geralmente, os amigos estão em outro patamar de existência que a gente(vide o futebol de fim de semana), a gente simplesmente fica calada. É ou não é?! O que acontece é que, muitas vezes, homem gosta de provocar ciúmes, e cabe à nós a forma de reagir.
Eu, particularmente, sempre me recusei a vestir esse personagem de louca. Me re-cu-so. Minhermã, a vida tem problemas demais pra eu ficar louca por causa de relacionamento. Não, eu não tô menosprezando um amor. Inclusive, sou das que mergulha de cabeça, correndo o risco de traumatismo craniano. Mas, não, obrigada. Me comportar como louca - JAMÉ.
Porém, óbvio que cada relacionamento é um relacionamento. Não acredito que existam regras gerais, ou manual. Assim como as pessoas são diferentes, cada relacionamento vai se moldando de acordo com os personagens envolvidos, e aí a coisa vai se construindo e se moldando, e fica mesmo uma parada "customizada", porque não tem como ter um padrão mesmo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tal coração calejado

Pra expressar a dor, é preciso vomitá-la. Chegar ao fundo dela, rastejar. Passar pelo processo da negação, da dormência. Depois, sofrer. Sentir o nó na garganta, a dor no peito, que passa pro corpo, e vem a febre, os soluços. Aí sim. Só tem um coração calejado quem já sofreu demais. Várias vezes, ou intensamente. E talvez não exista expressão melhor pra definir do que essa.  Um coração calejado não sente com tanta facilidade. Ele é duro, aguenta porrada - é calejado. Claro, tem sempre algum machucado novo que pode foder com ele. Aí, é aquele processo de novo.  Sempre me neguei a generalizar as pessoas, a desacreditar do amor, a me amargurar. Sou otimista por natureza. Porém, com o tempo, acho que a gente fica mais cautelosa. Ou mais desiludida mesmo.  É um exercício diário o de me lembrar, constantemente que, existem sim pessoas boas, honestas, sinceras, legais, e que valem a pena.  Só estão comprometidas.   E, claro, existem uns machucados piores que os outros. Normalmente,

Carta para minha futura nora (2)

Esses dias vi circulando no facebook uma  "carta para minha futura nora" , e eu, sendo mulher, alinhada politicamente ao feminismo radical, mãe, não pude deixar de problematizar... Pensei, pensei... por fim, resolvi escrever a minha própria versão de carta para minha(os) futura(os) nora(genros). Vem cá, vamos conversar. Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre sogras. Eu não te vejo como concorrente, e tenho plena consciência de que o tipo de relacionamento que você e meu filho tem é completamente diferente do relacionamento que eu, como mãe, tenho com ele. Nós podemos ser amigas, e, pra te falar a verdade, ficarei muito feliz se formos. Não, você não precisa se preocupar em me agradar demais pra me conquistar nem nada disso. Veja, eu não vejo meu filho como uma extensão de mim. Sim, eu o amo muito, e tenho ensinado a ele tudo aquilo que acredito ser importante pra que ele possa caminhar com os próprios pés e fazer as próprias escolhas. Como mãe, meu maior desejo é que

“Sempre em frente, não temos tempo a perder”

 Pensar no que já foi não vai te ajudar em nada. É preciso esquecer, por um tempo, um pouco do que se viveu, pra deixar partir. O luto vem, querendo ou não. Dói. Mas sempre tem um amanhã, com novas promessas de novas memórias, como se todos os dias fossem como um ano.  É preciso deixar morrer. É preciso se conter, pra não ter por insistência o que já não era pra ser. É preciso força, coragem, resiliência. É preciso entender que sonhos e promessas só são verdadeiros no momento em que são idealizados, e as coisas mudam antes de um piscar de olhos. E, não, não há nada que se possa fazer pra impedir.  É preciso aceitar morrer. Aceitar não ser(mais). Aceitar perder e ser perdida.  É preciso acreditar que, eventualmente, as lágrimas secam e o sol nasce outra vez, com novas cores, sabores, amores.