Pular para o conteúdo principal

Uma questão de tempo

Sempre fui o tipo de pessoa que deu um valor especial ao tempo, o que, muitas vezes, me rendeu o julgamento de "impulsiva". Ok, talvez algumas vezes isso seja verdade. A questão é que o que faz com que eu pareça (ou seja) impulsiva é o fato de achar que cada momento é único e não volta, e as oportunidades idem. Por isso, não suporto a idéia de perder tempo. 
Assim, estou constantemente refletindo sobre cada acontecimento, cada situação, cada detalhe... E observo tudo que posso: expressões, gestos, palavras, mudanças, o menor movimento. Sou realmente dessas. Não gosto e não costumo deixar passar batido quando é algo que tem alguma ou qualquer importância pra mim. Sabe aquela coisa de valorizar cada segundo e blablabla? Eu levo ao pé da letra. Me julguem. 
Não perco tempo. O que eu tenho pra fazer, faço logo. Claro que eu penso, não sou um orangotango. Mas se eu tiver pouco tempo, e tiver que decidir rápido, vou fazer, porque, de fato, prefiro me arrepender pelo sim, do que pelo "e se". Não suporto os "e se" da vida...me dão uma agonia que só vendo, mermã. 
Já perdi amigos novos pressa vida bandida, e sempre me pergunto se eles viveram tudo que queriam. Acredito que, por algum motivo, viveram o que tinham pra viver. Mas, pra mim, eu não vivi tudo que eu queria ter vivido com eles. Faltou tempo. Faltaram abraços, conversas, momentos. E o tempo não volta. Nem pra mim, nem pra eles. 
A gente costuma ouvir muito sobre o tempo, desde criança, né? Todo mundo. 
Hoje, eu vejo o quanto o tempo tem sido bom. Na verdade, o quanto o tempo é bom. 
O tempo nos mostra muitas coisas. As mentiras podem ficar escondidas, mas o tempo sempre se encarrega de descobri-las. As pessoas podem vestir um personagem, mas o tempo sempre vai revelar quem é realmente aquela pessoa. 
A gente pode cair muitas e muitas vezes. E o tempo vai nos ajudando a cicatrizar, e, a cada vez, vai engrossando mais a nossa pele, e nos tornando cada vez mais fortes e resistentes às quedas da vida. Ou, pelo menos, é o que deveria acontecer, segundo aquele ditado. 
Chega uma hora, que não é qualquer empurrãozinho que derruba a gente. Não... A gente aprende a se segurar, porque o tempo vai ficando cada vez mais nosso chegado. Ou isso, ou a gente escolhe ser uma eterna Maria do bairro. O problema é que, na vida real, não tem muitos Luis Fernandos disponíveis no mercado. E, pra falar a verdade, eu não levo jeito pra coisa. Tenho horror a esse papel. Se a vida fosse uma peça, jamais poderia ficar com o papel de vítima. E se tivesse que escolher entre uma mocinha e uma vilã... Bom, acho que nem preciso responder. 
Uma coisa interessante nessa coisa do tempo é ver que nem decepções me derrubam mais desse jeito. E, não, não tô ficando insensível. Acho que isso é só o meu cérebro assimilando cada vez mais rápido que determinadas atitudes só mostram que nunca valeu a pena, e é vida que segue. Sem sofrimento, sem dor, sem mágoa. Só uma morte, sem luto. Acho que uma das melhores generosidades do tempo comigo é a minha capacidade de deixar pra trás. Essa, que se aperfeiçoa a cada dia, eu tenho uma gratidão imensa. E o que realmente importa: com a consciência limpa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tal coração calejado

Pra expressar a dor, é preciso vomitá-la. Chegar ao fundo dela, rastejar. Passar pelo processo da negação, da dormência. Depois, sofrer. Sentir o nó na garganta, a dor no peito, que passa pro corpo, e vem a febre, os soluços. Aí sim. Só tem um coração calejado quem já sofreu demais. Várias vezes, ou intensamente. E talvez não exista expressão melhor pra definir do que essa.  Um coração calejado não sente com tanta facilidade. Ele é duro, aguenta porrada - é calejado. Claro, tem sempre algum machucado novo que pode foder com ele. Aí, é aquele processo de novo.  Sempre me neguei a generalizar as pessoas, a desacreditar do amor, a me amargurar. Sou otimista por natureza. Porém, com o tempo, acho que a gente fica mais cautelosa. Ou mais desiludida mesmo.  É um exercício diário o de me lembrar, constantemente que, existem sim pessoas boas, honestas, sinceras, legais, e que valem a pena.  Só estão comprometidas.   E, claro, existem uns machucados piores que os outros. Normalmente,

Carta para minha futura nora (2)

Esses dias vi circulando no facebook uma  "carta para minha futura nora" , e eu, sendo mulher, alinhada politicamente ao feminismo radical, mãe, não pude deixar de problematizar... Pensei, pensei... por fim, resolvi escrever a minha própria versão de carta para minha(os) futura(os) nora(genros). Vem cá, vamos conversar. Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre sogras. Eu não te vejo como concorrente, e tenho plena consciência de que o tipo de relacionamento que você e meu filho tem é completamente diferente do relacionamento que eu, como mãe, tenho com ele. Nós podemos ser amigas, e, pra te falar a verdade, ficarei muito feliz se formos. Não, você não precisa se preocupar em me agradar demais pra me conquistar nem nada disso. Veja, eu não vejo meu filho como uma extensão de mim. Sim, eu o amo muito, e tenho ensinado a ele tudo aquilo que acredito ser importante pra que ele possa caminhar com os próprios pés e fazer as próprias escolhas. Como mãe, meu maior desejo é que

“Sempre em frente, não temos tempo a perder”

 Pensar no que já foi não vai te ajudar em nada. É preciso esquecer, por um tempo, um pouco do que se viveu, pra deixar partir. O luto vem, querendo ou não. Dói. Mas sempre tem um amanhã, com novas promessas de novas memórias, como se todos os dias fossem como um ano.  É preciso deixar morrer. É preciso se conter, pra não ter por insistência o que já não era pra ser. É preciso força, coragem, resiliência. É preciso entender que sonhos e promessas só são verdadeiros no momento em que são idealizados, e as coisas mudam antes de um piscar de olhos. E, não, não há nada que se possa fazer pra impedir.  É preciso aceitar morrer. Aceitar não ser(mais). Aceitar perder e ser perdida.  É preciso acreditar que, eventualmente, as lágrimas secam e o sol nasce outra vez, com novas cores, sabores, amores.