Pular para o conteúdo principal

O "mimimi" das mulheres de agora

Esses dias tenho lido umas coisas sobre as mulheres de hoje em dia. Tem uns que dizem que não tem homens no mercado que dão conta do recado (nos meus cálculos, a média tá ruim mesmo, mas tô de boa), e tem outros que dizem que as mulheres que dizem isso são um bando de mal comidas. Se não me engano, escritos por mulheres.
Tenho uma teoria, nada exclusiva, de que o mundo feminino é uma selvageria só. Criatura competitiva é mulher. Mas, voltando ao assunto...
Acho que dá pra ver sentido nos dois lados. E vejo um pouco de veneno em quem chama de mal comidas as primeiras. Existem, sim, mulheres mal comidas, aos montes. Mas, vejam, elas se comportam de outro jeito. Mulher mal comida é amargurada, invejosa, aponta o dedo, metida a beata (normalmente), sempre sabe de noticias da vida alheia e deve ter tempo livre que é uma beleza, pra poder cuidar tanto dos problemas de "Deus e o Raimundo". 
Gat@s, vejam bem. Me usando como exemplo, porque acho que posso me considerar um exemplo de mulher "moderninha". Pelo menos, segundo uns textos que eu não sei definir o tipo, mas que diziam o tipo de mulher que os caras devem se afastar, acho que eu me encaixava em quase tudo ali. Então, ou eu sou a encarnação da pomba gira com o seu sassá, ou a vadia-mor pros machinhos da sociedade tradicional. Vamos lá, os critérios, que me lembro, eram: tatuagem, já foi casada, filhos, tem amigas solteiras, tem amig@s gays, gosta de barzinhos... São os que eu lembro. Eram 10. Well, agora me digam se eu não sou a mulher dos sonhos desses machinhos?! A mulher dos sonhos pra ser apedrejada e depois jogada na fogueira, né, darlings
A real é que, hoje, mulheres que foram criadas como eu, pra serem idependentes, e não pra terem como objetivo de vida esperar o principe do cavalo branco, são muito bem resolvidas, obrigada. E, gente, desculpem-me, bonitinhas, mas, não, não foram todos os homens que foram criados acompanhando esse ritmo. 
Claro, vejo, sim, muita mulher reclamando que tá sozinha. Normal. Não julgo. Quem não fica carente de vez em quando? Hoie, quando eu fico solteira e/ou sozinha, é por opção. E não, não sou metida. Nem sou uma pessoa ultra carente. Tô de boa, normalmente. O negócio é que não perco mais meu tempo com o que não me satisfaz. Gosto de um papo que seja bom, uma companhia que seja agradável, e de quem manje dos paranauê. Se não for assim, me viro muito bem sozinha, obrigada. Não fiz pedagogia por falta de dom e afinidade, deu pra entender? Do mesmo jeito que eu, conheço várias outras mulheres na mesma situação, e que não reclamam.  
O negócio é que tem quem se contente com o razoável. Eu não, e mais meia torcida do flamengo também não, cherries
Hoje, eu não me relaciono se não for pra eu ser feliz e pra fazer a outra pessoa feliz. Viver em dois mundos diferentes não dá pra mim. Viver pra esperar a próxima briga?! Tchau e bênção. Fujo dessas coisas. Joguinho de ciúmes, essas pataquadas?! Não, gente... Me deixa. Isso não é pra mim. 
Então, não, gente, nem sempre tem esse negócio de "tá sozinha quem quer". É que muita gente realmente prefere estar sozinha do que mal acompanhada. E fica bem assim, acreditem. Nem todo mundo tem essa doença da carência, de ter que ter alguém pra encher o saco. E eu, pra ficar com alguém, "eu quero a sorte de um amor tranquilo". Just like that. "É fácil de entender...."
Quando separei, ouvi muitos conselhos do tipo "mas a vida de uma mulher divorciada é muito difícil", "ninguém quer assumir uma mulher divorciada", etc. Grazadeus, esse esse não é um problema meu. A primeira pessoa a me assumir sou eu, de forma que não preciso de outra pessoa pra fazer isso por mim. E, sinceramente, se algum dia eu pensar em casar de novo, com certeza não vai ser com uma pessoa bunda mole o suficiente pra ter problema com alguém que já foi casada, porque, com gente desse tipo, eu passo longe. E é esse o tipo de mulher de hoje. É a mulher que não precisa de um homem pra ser alguém. Não precisa de um homem pra sustentá-la, pra ditar regras, pra pegar no seu braço com força, apontar o dedo na sua cara ou levantar a voz (aliás, se um homem fizer isso comigo ou perto de mim, o primeiro objeto ao meu alcance voa muito rápido pra cabeça dele), tratá-la como propriedade sua ou qualquer coisa do tipo. Não. A mulher de hoje quer um homem pra somar, pra ser seu parceiro na vida e ter uma parada saudável, tranquila e feliz. E isso não quer dizer, nesse caso, que se procura outra mulher. Ainda estamos falando de um homem de verdade. Porém, um homem que saiba tratar uma mulher como ela merece ser tratada: com respeito. E isso não é pedir demais. Ou é?
Okay. Existe, sim, uma outra perspectiva. Tem as que vivem se reclamando por aí, ou as que não se reclamam, mas que estão sozinhas pelos motivos mais diversos, e podem não estar satisfeitas com isso. Direito delas. Quem pode julgar? Eu não. Tem a galera da baixa auto-estima (aprendam comigo, fofuras, não é baixa-estima, é baixa auto-estima, porque é estima própria, beleza?), tem a galera da super timidez, tem a galera do dedo podre,... enfim, o que não falta a nós, meros mortais, são neuras, né não? Só que cada um convive com as suas da forma que sabe, e é aí que fica a diferença. 
Mas pra vocês entenderem o que acontece com esse negócio de homem...
Homem demora mais pra amadurecer. Fato. Tem muito marmanjo de 30 que ainda é moleque. E mulher, mulher de verdade, pra querer moleque, só se tiver na vibe de curtição, e olhe lá. Nem conheço alguma que queira. Falei por falar mesmo, pra não esculhambar de vez. Porque a verdade é que mulher que gosta de moleque é a mãe do tal moleque. Mulher(hetero) gosta mesmo é de homem, mesmo que seja pra curtição. Homem que tenha pegada, que saiba o que quer, que resolva seus problemas e que não precise de propaganda ou alto falante. Se os dois tiverem na mesma vibe, touché
E é assim que se joga. Ok, se tem mulher que tá feliz com meia foda, seja feliz, honey. Você tem todo o direito. Mas deixe aquelas que gostam de um pouquinho mais em paz, porque isso não nos torna mal comidas. (Aliás...) Não é à toa que o mercado das sex shop tá bombando, te garanto. E, sim, somos muito felizes assim. Tenho certeza que com tantas contas a pagar, vocês também não tem tanto livre assim, porque nós com certeza não temos.  
E aí tem quem reclame que, a cada dia, as mulheres se interessam mais umas pelas outras. E se perguntam por quê. E eu ainda me dou o trabalho de responder, mais porque gosto de conversar e trocar idéia, mas, vejam, é só refletir um pouquinho. 
...Se tá faltando Homem no mercado?! Ora...

PS: lembrei que o primeiro texto que eu li, que dizia que faltava homens que acompanhavam esse ritmo das mulheres atuais, foi escrito por um homem, não por uma mulher. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tal coração calejado

Pra expressar a dor, é preciso vomitá-la. Chegar ao fundo dela, rastejar. Passar pelo processo da negação, da dormência. Depois, sofrer. Sentir o nó na garganta, a dor no peito, que passa pro corpo, e vem a febre, os soluços. Aí sim. Só tem um coração calejado quem já sofreu demais. Várias vezes, ou intensamente. E talvez não exista expressão melhor pra definir do que essa.  Um coração calejado não sente com tanta facilidade. Ele é duro, aguenta porrada - é calejado. Claro, tem sempre algum machucado novo que pode foder com ele. Aí, é aquele processo de novo.  Sempre me neguei a generalizar as pessoas, a desacreditar do amor, a me amargurar. Sou otimista por natureza. Porém, com o tempo, acho que a gente fica mais cautelosa. Ou mais desiludida mesmo.  É um exercício diário o de me lembrar, constantemente que, existem sim pessoas boas, honestas, sinceras, legais, e que valem a pena.  Só estão comprometidas.   E, claro, existem uns machucados piores que os outros. Normalmente,

Carta para minha futura nora (2)

Esses dias vi circulando no facebook uma  "carta para minha futura nora" , e eu, sendo mulher, alinhada politicamente ao feminismo radical, mãe, não pude deixar de problematizar... Pensei, pensei... por fim, resolvi escrever a minha própria versão de carta para minha(os) futura(os) nora(genros). Vem cá, vamos conversar. Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre sogras. Eu não te vejo como concorrente, e tenho plena consciência de que o tipo de relacionamento que você e meu filho tem é completamente diferente do relacionamento que eu, como mãe, tenho com ele. Nós podemos ser amigas, e, pra te falar a verdade, ficarei muito feliz se formos. Não, você não precisa se preocupar em me agradar demais pra me conquistar nem nada disso. Veja, eu não vejo meu filho como uma extensão de mim. Sim, eu o amo muito, e tenho ensinado a ele tudo aquilo que acredito ser importante pra que ele possa caminhar com os próprios pés e fazer as próprias escolhas. Como mãe, meu maior desejo é que

“Sempre em frente, não temos tempo a perder”

 Pensar no que já foi não vai te ajudar em nada. É preciso esquecer, por um tempo, um pouco do que se viveu, pra deixar partir. O luto vem, querendo ou não. Dói. Mas sempre tem um amanhã, com novas promessas de novas memórias, como se todos os dias fossem como um ano.  É preciso deixar morrer. É preciso se conter, pra não ter por insistência o que já não era pra ser. É preciso força, coragem, resiliência. É preciso entender que sonhos e promessas só são verdadeiros no momento em que são idealizados, e as coisas mudam antes de um piscar de olhos. E, não, não há nada que se possa fazer pra impedir.  É preciso aceitar morrer. Aceitar não ser(mais). Aceitar perder e ser perdida.  É preciso acreditar que, eventualmente, as lágrimas secam e o sol nasce outra vez, com novas cores, sabores, amores.