Pular para o conteúdo principal

Um brinde à família tradicional brasileira


Hoje eu brindo à família tradicional brasileira, machista, patriarcal, homofóbica, lesbofóbica, preconceituosa, misógina e opressora, mas que adora a novela das 20h da Globo, com qualquer casamento falido, mulher apanhando do marido, filha infeliz ou filho drogado, desde que não se invada a tv com beijo lésbico, ou se fale de pessoas que precisam de democracia e vivem o horror da desigualdade nua e crua. 
Um brinde a esse sistema que aprisiona as mulheres em moldes de beleza pra agradar a todo mundo menos a nós mesmas, que nos enche de primer, bb cream, pó compacto, pó translúcido, blush, sombra, corretivo, bronzer, pó iluminador, lápis. Mas, não dorme de maquiagem! É um horror pra pele, menina! Um abraço pra quem inventou a dieta dukan, a da proteína, a vegetariana, a da sopa, a da papinha, a das notas, a dos pontos, das calorias, dos biotipos, do tipo sanguíneo, a detox, a maromba. Nossa, vai sumir desse jeito! Ih... Comendo desse jeito, depois não consegue emagrecer. Obrigada, sociedade. Obrigada, pais, amigos, revistas, tv, mundão. Com essa ditadura sobre o meu corpo, eu realmente não preciso de um espelho. Obrigada por nos ensinarem a odiar os nossos corpos. Cada parte dele. Obrigada, porque, sem vocês, o que seria da indústria das cirurgias plásticas, não é mesmo? Sempre em busca da inalcançável perfeição, pra agradá-los e serví-los, sim senhores. E sem levantar a voz ou olhar torto. Os homens podem tudo. Podem ficar gordos, magros, barrigudos, pelancudos, fortes, ou não, tanto faz. Nós, mulheres, temos um cronograma a seguir, porque vocês nos enfiam isso goela abaixo, diuturnamente, desde que nascemos. Que bondade de vocês apelidarem uma filhinha de 2 anos de "comilona", "draga", "gordinha", ou até "gorda". E o prêmio pai do ano sempre vai praquele que fala "essa come que nem pedreiro!". Obrigada, porque, sabe como é, vocês nos ajudam a construir a nossa auto estima. Maravilha. Que lindo que vocês se orgulham de dizer que quando éramos crianças vocês nos intimidavam apenas com um olhar. Sabe, vocês nos ajudaram muito a escolher e nos sujeitarmos a relacionamentos abusivos. Vai aqui o meu parabéns. Vocês são excelentes! Continuem assim, machistas opressores! Seu patriacarlismo é sucesso de vendas pra reproduzir o feminicídio e a cultura de estupro. E, claro, levanto a taça a mídia e a todos esses ditos feministos reproduzindo todo esse machismo mascarado e velado. Hoje mesmo vi uma propaganda do tal Rodrigo Hilbert, tão aplaudido por ser um "fofo" com a esposa, elogiando as compras de umas mulheres na rede de um supermercado. Valeu, Rodrigo Hilbert, realmente, somos incapazes de escolher nossa própria alimentação. Valeu, patriarcado. Precisamos mesmo de fiscalização 24 horas. Sobre a nossa sexualidade, alimentação, vestimenta, profissionalização, saúde, e, como eu descobri hoje, filosofia, sociologia, escolhas políticas, enfim, de tudo. Que bom que vocês estão aí, pra nos lembrar sempre o quão inúteis e incapazes nós podemos ser. 
Mais um brinde! Agora pra fotografia perfeita! Porque filha decente não faz sexo antes de casar! Menina que se dá o respeito se faz de virgem até uns 25, idade em que vai noivar. A sociedade tá pouco se fodendo se você é virgem não. O importante, amiga, é "agir como tal". Onde já se viu dormir com o namorado? É pra isso que existem as "mulheres da rua". Porque, sabe, né, elas só podem ter nascido de chocadeira, pra sociedade julgar que elas é que "servem" pra isso. 
Vamos brindar mais! Um brinde pra você, que pega xs amigxs, mas se diz hetero. Pra você que já pegou, mas finge que não. Pra você que mente prxs amigxs. Gente, isso tudo continua sendo homofobia e lesbofobia, tá? Não adianta vir com discurso de "mas eu tenho várixs amigxs gays e lésbicas", que se se isso te envergonha, você é só mais umx hipócrita sob o sol da toscana ou do Braseel. 
Não posso esquecer de algo que pra mim ainda soa esquisitíssimo, mas que sempre esteve presente, eu é que nunca tinha prestado atenção. Um brinde a todo gay machista e misógino, que adora falar mal de mulheres e suas vaginas, que se refere a nós e ao nosso corpo das formas mais pejorativas possível, e que entraram na onda da competitividade. À toda lésbica reprodutora do machismo, da homofobia e da lesbofobia, que, mesmo sendo lésbica, tem vários preconceitos, e não percebe o desfavor que faz à própria causa. Isso, que lindo que você não gosta de ver casais gays ou lésbicos. Veja só. O que você vai dizer pros seus filhos quando crescerem? Porque, sabe, eles também vão ser filhos de lésbicas, pra sua surpresa. Desculpa, não queria te chocar com essa informação, mas uma hora você ia acabar descobrindo. Obrigada a vocês, que, inconscientemente, aumentam o nosso número dentro das estatísticas.
E, pra fechar com chave de ouro, vamos levantar bem alto, brindar e dar aquela golada segura, à todos os pais e mães que nos amam incondicionalmente, desde que mantenhamos a famosa discrição, porque ninguém merece ter uma filha sapatão, um filho viado, ou umx ilhx indecisx. Vamos comemorar o sistema machista e patriarcal que nos nega a sexualidade, a identidade, a existência. Vamos celebrar os eventos de família informais superficiais, com conversas triviais e indiferentes, porque ninguém quer saber da sua "indecência". Vamos brindar e beber, porque adoramos as conversas de família sobre tudo que é desinteressante e banal, fingindo que nós somos um vaso e que a nossa vida não existe e que, na verdade, as vítimas são eles, que se envergonham da gente. Vamos, sim, a todos os parentes hipócritas que defendem a família tradicional cristã! Aos maridos que batem nas mulheres, colecionam amantes, negligenciam a educação e o amor aos filhos, mas arrotam heteronormatividade à torto e à direita, como se isso fosse a solução do mundo inteiro. Vamos brindar, porque hipocrisia, pra essa gente, é a cura do mal. Porque nós aprendemos a escolher a nossa família entre aqueles que nos abraçam, nos acolhem e nos apoiam, quando toda essa gente inventou o mito do "incondicional desde que seja do meu jeito". 
Pois, sim. Vamos todos, amoras e amores! Mas sem nos esconder. Eu brindo com uma bandeira imensa, roxa e preta, como toda lésbica deveria fazer. Com orgulho e sem qualquer vergonha. E que cada um levante sua bandeira contra os preconceitos horrorosos dessa sociedade hipócrita e imunda, careta e covarde. E mais uma taça, por favor. 




Por via das dúvidas, deixo aqui as cores das bandeiras pra todxs. Beijos de purpurina. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tal coração calejado

Pra expressar a dor, é preciso vomitá-la. Chegar ao fundo dela, rastejar. Passar pelo processo da negação, da dormência. Depois, sofrer. Sentir o nó na garganta, a dor no peito, que passa pro corpo, e vem a febre, os soluços. Aí sim. Só tem um coração calejado quem já sofreu demais. Várias vezes, ou intensamente. E talvez não exista expressão melhor pra definir do que essa.  Um coração calejado não sente com tanta facilidade. Ele é duro, aguenta porrada - é calejado. Claro, tem sempre algum machucado novo que pode foder com ele. Aí, é aquele processo de novo.  Sempre me neguei a generalizar as pessoas, a desacreditar do amor, a me amargurar. Sou otimista por natureza. Porém, com o tempo, acho que a gente fica mais cautelosa. Ou mais desiludida mesmo.  É um exercício diário o de me lembrar, constantemente que, existem sim pessoas boas, honestas, sinceras, legais, e que valem a pena.  Só estão comprometidas.   E, claro, existem uns machucados piores que os outros. Normalmente,

Carta para minha futura nora (2)

Esses dias vi circulando no facebook uma  "carta para minha futura nora" , e eu, sendo mulher, alinhada politicamente ao feminismo radical, mãe, não pude deixar de problematizar... Pensei, pensei... por fim, resolvi escrever a minha própria versão de carta para minha(os) futura(os) nora(genros). Vem cá, vamos conversar. Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre sogras. Eu não te vejo como concorrente, e tenho plena consciência de que o tipo de relacionamento que você e meu filho tem é completamente diferente do relacionamento que eu, como mãe, tenho com ele. Nós podemos ser amigas, e, pra te falar a verdade, ficarei muito feliz se formos. Não, você não precisa se preocupar em me agradar demais pra me conquistar nem nada disso. Veja, eu não vejo meu filho como uma extensão de mim. Sim, eu o amo muito, e tenho ensinado a ele tudo aquilo que acredito ser importante pra que ele possa caminhar com os próprios pés e fazer as próprias escolhas. Como mãe, meu maior desejo é que

“Sempre em frente, não temos tempo a perder”

 Pensar no que já foi não vai te ajudar em nada. É preciso esquecer, por um tempo, um pouco do que se viveu, pra deixar partir. O luto vem, querendo ou não. Dói. Mas sempre tem um amanhã, com novas promessas de novas memórias, como se todos os dias fossem como um ano.  É preciso deixar morrer. É preciso se conter, pra não ter por insistência o que já não era pra ser. É preciso força, coragem, resiliência. É preciso entender que sonhos e promessas só são verdadeiros no momento em que são idealizados, e as coisas mudam antes de um piscar de olhos. E, não, não há nada que se possa fazer pra impedir.  É preciso aceitar morrer. Aceitar não ser(mais). Aceitar perder e ser perdida.  É preciso acreditar que, eventualmente, as lágrimas secam e o sol nasce outra vez, com novas cores, sabores, amores.