Pular para o conteúdo principal

Violências e tapetes



Há algum tempo, venho refletindo e percebendo uma coisa um tanto perturbadora, mas muito real. 
Todas as violências que sofri por ser mulher foram legitimadas por praticamente todos que conheço(independente do grau), quando não foi por todas. 
Existem várias formas de legitimar uma violência - negação, vista grossa, justificativas, mascarar, banalizar e, até mesmo, naturalizar. Eu acredito que um misto de todas é algo bem familiar pra mim. 
Nem sempre percebemos de cara uma agressão, uma violência. É tudo tão ignorado pela sociedade de uma forma geral, que falarmos sobre isso parece uma grande afronta, além de ser um assunto intocável e incômodo. 
A sociedade é machista, patriarcal e odeia crianças. Crianças são tratadas como brinquedo/objeto por uma parcela grande da sociedade. Crianças não sentem, não pensam, não opinam, não entendem. Porém, quando convém, são a melhor arma pra atacar as mães. Afinal, um filho é obrigação da mãe - quando a figura do pai aparece, é como um coadjuvante especial, que merece ser exaltado sempre. 
É tão comum a prática de se jogar problemas "delicados" pra debaixo do tapete, que ousar levantá-lo e mostrar a sujeira - ainda que seja uma parte - é uma ofensa geral. Não é à toa que feministas são "personas non gratas" em qualquer espaço coletivo, desde o menor e mais íntimo, até o que se divide com a sociedade em geral. 
Particularmente, percebo como inevitável que, algum dia, eu me reconheceria feminista. De alguma forma, somos e seremos sempre culpabilizadas por cada coisa que sofrermos. E essa cobrança começa cedo pra qualquer menina, muito diferente do que acontece com pessoas do sexo masculino. Esses, sempre terão segundas e terceiras chances. A nós, não. Precisamos calcular bem cada passo, porque se nasceu com buceta, logo se aprende o conceito de "dois pesos, duas medidas". Nós não temos o direito de errar, questionar, discordar. Tomar decisões nos priorizando ou até mesmo se expressar de forma independente do pensamento alheio é motivo dos mais misóginos xingamentos. 
Perdi as contas de quantas vezes fui chamada de "sem vergonha" por falar o que penso, me priorizar ou até mesmo questionar. Percebam que não houve qualquer conduta sexual ou algo do tipo(o que, ainda assim, não justificaria). Porém, é sempre uma grande afronta quando uma mulher ousa "querer ser gente". A forma de silenciar só vai mudando, de quando somos crianças até a vida adulta. Porém, a conduta é a mesma. Ouvi demais "pensa que é gente" quando criança. Claro que sempre vai haver quem justifique como ~brincadeira~, mas é aquela história de falar verdades através de ~brincadeiras~. 
Quantas mulheres eu conheço que tem alguma condição neuroatípica. Muitas histórias coincidem, outras se cruzam, mas todas perpassam a nossa invisibilidade social. A gente vê e fala tanto sobre a maneira simplista e desdenhosa com que a sociedade trata mulheres com depressão, ansiedade, pânico, e tantas e tantas outras, mas é como falar ao vento. As "dicas" e "conselhos" maravilhosos e eficientes nunca mudam. "Se anima", "não se deixa ficar pra baixo", "levanta o astral", "deixa isso pra lá", "supera isso logo", blablabla. Foda-se o que vc sofreu ou o que vc passa por conta disso. A mensagem é sempre a mesma: se vira. E, se possível, esconde essa doença, porque ninguém quer falar sobre seu problema ou sequer ter alguém próximo assim. Pega mal. "Deixa de ser um problema pros outros", "egoista", "vadia", "sem vergonha", "exagerada", "preguiçosa", etc etc etc. 
Ser sincera é um pecado, porque ninguém tá afim de ouvir verdades. Verdades são inconvenientes. Mulher boa é mulher calada e submissa. De preferência, com um sorriso no rosto. 
Viver é dificíl. O mundo é hostil e, se não jogarmos o jogo deles, melhor apertar o reset. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esse tal coração calejado

Pra expressar a dor, é preciso vomitá-la. Chegar ao fundo dela, rastejar. Passar pelo processo da negação, da dormência. Depois, sofrer. Sentir o nó na garganta, a dor no peito, que passa pro corpo, e vem a febre, os soluços. Aí sim. Só tem um coração calejado quem já sofreu demais. Várias vezes, ou intensamente. E talvez não exista expressão melhor pra definir do que essa.  Um coração calejado não sente com tanta facilidade. Ele é duro, aguenta porrada - é calejado. Claro, tem sempre algum machucado novo que pode foder com ele. Aí, é aquele processo de novo.  Sempre me neguei a generalizar as pessoas, a desacreditar do amor, a me amargurar. Sou otimista por natureza. Porém, com o tempo, acho que a gente fica mais cautelosa. Ou mais desiludida mesmo.  É um exercício diário o de me lembrar, constantemente que, existem sim pessoas boas, honestas, sinceras, legais, e que valem a pena.  Só estão comprometidas.   E, claro, existem uns machucados piores que os outros. Normalmente,

Carta para minha futura nora (2)

Esses dias vi circulando no facebook uma  "carta para minha futura nora" , e eu, sendo mulher, alinhada politicamente ao feminismo radical, mãe, não pude deixar de problematizar... Pensei, pensei... por fim, resolvi escrever a minha própria versão de carta para minha(os) futura(os) nora(genros). Vem cá, vamos conversar. Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre sogras. Eu não te vejo como concorrente, e tenho plena consciência de que o tipo de relacionamento que você e meu filho tem é completamente diferente do relacionamento que eu, como mãe, tenho com ele. Nós podemos ser amigas, e, pra te falar a verdade, ficarei muito feliz se formos. Não, você não precisa se preocupar em me agradar demais pra me conquistar nem nada disso. Veja, eu não vejo meu filho como uma extensão de mim. Sim, eu o amo muito, e tenho ensinado a ele tudo aquilo que acredito ser importante pra que ele possa caminhar com os próprios pés e fazer as próprias escolhas. Como mãe, meu maior desejo é que

“Sempre em frente, não temos tempo a perder”

 Pensar no que já foi não vai te ajudar em nada. É preciso esquecer, por um tempo, um pouco do que se viveu, pra deixar partir. O luto vem, querendo ou não. Dói. Mas sempre tem um amanhã, com novas promessas de novas memórias, como se todos os dias fossem como um ano.  É preciso deixar morrer. É preciso se conter, pra não ter por insistência o que já não era pra ser. É preciso força, coragem, resiliência. É preciso entender que sonhos e promessas só são verdadeiros no momento em que são idealizados, e as coisas mudam antes de um piscar de olhos. E, não, não há nada que se possa fazer pra impedir.  É preciso aceitar morrer. Aceitar não ser(mais). Aceitar perder e ser perdida.  É preciso acreditar que, eventualmente, as lágrimas secam e o sol nasce outra vez, com novas cores, sabores, amores.